sábado, abril 16, 2011

Review Shiki


Bem, sim, eu sei que não é um anime tão recente assim, mas foi um dos poucos que me deram gosto e prazer em acompanhar em muito tempo. Shiki.
O anime gira em torno de um pequeno vilarejo no interior do Japão, chamado Sotoba. É um vilarejo realmente pequeno, com não muitos moradores, rodeado por uma densa floresta de árvores caracterizadas por representar a morte, e que sua madeira era usada na confecção dos caixões do pequeno conglomerado já que lá o costume era não cremar os mortos e sim enterrá-los -devo dizer que esse pequeno costume é a chave da história.

Todos lá se conhecem e é uma relação de vizinhança bem amigável. Até que uma 'epidemia' começa a devastar o vilarejo, sendo os sintomas anemia aguda, choque hemorrágico e falência múltipla dos orgãos, reduzindo a taxa populacional a quase zero. Com o desenrolar da história e alguns personagens chave, o real motivo da epidemia se torna óbvio e até o médico da cidade começa a apostar numa possibilidade sobrenatural para o caso.

Devo ressaltar que nos primeiros dois ou três episódios há muitas situações entediantes. Mas quando começam a desvendar os casos, ai você realmente se interessa e fica preso até o fim.



Agora falando sobre o final do anime, creio que não foi muito bem o que esperávamos.
Quer dizer, de certa forma sim, o final foi lindo e tudo mais, acho que foi o melhor fim de anime de vampiros que eu já vi, mas deixou fios soltos e indagações. Me pergunto se terá segunda temporada...

O principal ponto forte do anime foi o trabalho das caracteristicas psicológicas de cada personagem. Não é que nem muitos animes por aí que o roteirista deu um CTRL C + CTRL V nos personagens.
Devo dar crédito também à animação. Sei que muitos não gostaram dos traços estilizados do criador, mas como eu nado contra a maré, achei sensacional.
E como mencionei o ponto forte, mencionarei o fraco também.
O começo do anime pode ser bem entediante, o que pode desencorajar algumas pessoas logo de cara. Algumas coisinhas poderiam ser cortadas ou diminuídas e não afetariam o curso da estória.

Saindo dos fatos e partindo para os 'achismos' e afins, tenho quase a absoluta certeza de que o anime foi, se não baseado completamente, pelo menos parcialmente, em um livro da década de 1970 chamado 'A Hora do Vampiro', do consagrado Stephen King. Enquanto eu acompanhava o anime, eu estava lendo o livro também.
E mesmo para quem leu o livro e está interessado o anime, não se sinta desmotivado achando que já sabe tudo que ocorrerá, porque há muito tempo não sai um anime sobre vampiros tão bom e tão bem feito quanto Shiki.




Créditos a parte para a trilha sonora que contou com a banda da velha guarda japonesa BUCK-TICK fazendo a primeira abertura -"Kuchizuke"- e o segundo encerramento -"Gekka Reijin"- e para Kanon x Kanon, que fez a segunda abertura -"Calendula Requiem".





Tags: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...