quarta-feira, março 02, 2011

Os Bons dos Bons Tempos: O começo. #Parte 1: Pioneirismo.






Anime, animê (português brasileiro) ou animé (português europeu) (em japonês: アニメ anime?, literalmente, desenho(s) animado(s)) é qualquer animação produzida no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation ("animação") ou da palavra francesa animée ("animado"),[1] versão defendida por pesquisadores como Frederik L Schodt[2] e Alfons Moliné.[3] Ao contrário do que muitos pensam, o animê não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os géneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.).
Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs.

Fonte: Wikipédia

Esta é a definição principal para Anime. Lógico que muitos irão concordar e muitos irão discordar da versão aqui. Mas isso não é importante.
Importante mesmo é o que vamos tratar agora.
Eu tive uma ideia para uma nova série de postagens que para quem realmente se interessa por anime com certeza vai apreciar:


Se chama Os Bons dos Bons tempos. Nessa série de postagens falarei um pouco sobre a história da animação japonesa (Três primeiras postagens) e de os melhores animes de cada geração. (Todas as outras)
Há muito o que se aprender quando se fala de Anime, poucos sabem, mas muito de sua história está ligada a Segunda Grande Guerra Mundial, e a outros fatores muito, mas muito interessantes mesmo.


Se você gosta de cultura, aprendizado e aprecia conhecer do que gosta, você está lendo a postagem correta.




Vamos começar então?



Pioneirismo: Onde tudo começou?

*Hanawa Hekonai, Shinto no Maki
Fonte:  Jompa.com.br


A história do “Meio” de animação japonesa, começa na segunda década do século XX, com vários curtas-metragens, parecidos com os achados em diversos países, muitos influenciados pelas obras de Walt Disney.

Mas e antes disso?

Em 1907 surgiu a primeira produção de Animação japonesa que contava a história sobre um menino marinheiro. O Japão durante a primeira década do século XX era grande importador de Animação, em sua maioria estas eram ocidentais . Entre 1914 e 1917 cerca de 93 filmes de animação estrangeiros foram exibidos na terra do Sol nascente. Com tal sucesso de público, os produtores japoneses começaram a se interessar pelo gênero e se planejaram para criar um mercado feito nacionalmente.
O primeiro a reagir a esse impulso é a companhia Tennenshoku Katsudo Shashin ou Tenkatsu encarregando em 1916 o desenhista Oten Shimokawa a produzir um filme do Gênero.
Como Naquela época os recursos eram poucos e pouco se sabia também sobre técnicas de animação a tarefa de Shimokawa não foi fácil.

**Saru Kani Gassen
(A batalha do macaco e o caranguejo)
Nada que o impedisse de criar o primeiro filme de animação japonesa Imokawa Mukuzo, Genkanban no maki (Mukuzo Imokawa e o guarda da entrada) que estreou em janeiro de 1917 outros dois filmes de animação ganharam destaques durante esta época, foram eles **Saru Kani gassen (A batalha do macaco e o caranguejo) baseado em um conto popular japonês, e Hanawa Hekonai, Shinto no Maki (Hekonai Hanawa e sua nova espada)*, com um samurai como protagonista.

Estes três foram os pioneiros de toda a criação que viria a seguir, muitos dos produtores antigos aos poucos foram abandonando o trabalho por causa da exposição ao reflexo luminoso excessivo que era gerado no processo. Já Kitayama produtor de Hekonai Hanawa, shinto no Maki se dedicou totalmente a este campo e em 1917 chegou a realizar mais de dez filmes, sendo um deles exportado para a França, se tornando o primeiro produto de animação japonesa a ir para o ocidente.


Kitayama montou seus próprios estúdios mas, estes foram destruídos por um grande terremoto. O que o fez se mudar para a região de Osaka.

Lá Kitayama mais uma vez continuou seu trabalho e ao longo de tempos suas técnicas foram repassadas a diversos aprendizes que depois começaram seus próprios trabalhos. Todos eles grandes apaixonados pela Animação.


Um destes foi Sanae Yamamoto, (cujo nome original era Zenjiro Yamamoto). Era um aspirante a pintor que acudiu a trabalhar aos estudos de Kitayama, onde ficou fascinado pelo mundo do desenho animado. Ao ir-se seu professor de Tokyo, Yamamoto decide independentizar-se e formar seus próprios estudos de animação. Em 1925 realiza Ubasute yama (A montanha onde se abandona aos velhos), que tem como tema o respeito e cuidado dos idosos. Consegue o patrocínio da Secretaria de Educação para uma série de filmes de animação de corte educativo, e entre suas obras mais representativas se encontram ***Usagi to Kame (O coelho e a tartaruga, 1924) e Nippon ichi no Momotaro (Taro Pêssego, o número 1 do Japão, 1928).


***E quem se atrave a dizer que não conhece essa clássica História da Lebre e da Tartaruga? :

#Versão Original Japonesa não disponível, coloquei esta apenas para que se recordem.


Muitos outros nomes surgiram nesta mesma época como: Hakuzan Kimura (Diretor de Shiobara Tasuke), Noburo Ofuji [Criador de Baguda-jo no tozoku (O ladrão do castelo de Baguda, 1926)] e Yasuji Murata que ingressa na recém formada Yokohama Cinema Shokai, que antes se dedicava apenas a importação de filmes estrangeiros. Murata começa a trabalhar ali pintando esporadicamente murais de filmes para os cinemas, mas o presidente da companhia lhe contrata como empregado fixo ao ver seu talento para o desenho. Murata também escrevia os rótulos para os filmes estrangeiros da companhia, mas, impressionado pelos filmes de animação de John Randolph Bray que aquela importava, propõe a seu presidente a produção própria de fitas similares. Autodidata da matéria, Murata escolhe uma popular história infantil para sua primeira realização, Saru Kani gassen (A batalha do macaco e o caranguejo, 1927). Desde então até que deixa a companhia em 1937, Murata roda cerca de 30 filmes de desenhos animados, a maioria de corte educativo.

Na próxima semana vamos falar sobre os Avanços Técnicos na Animação Japonesa. As técnicas que eram utilizadas, quem se aprimorou no que, e os primeiros estúdios que começaram a surgir. E também sobre a Influencia da II Guerra mundial na animação japonesa até a criação da nossa famosa “Toei Animation”.

Curiosidade:
A primeira animação criada se chama "Humorous Phases of funny face", do produtor americano James Stuart Blackton.


O grande pioneiro da Animação foi o próprio.





Aguardo vocês na próxima semana. Espero que tenham gostado.



Fontes de Matéria: Wikipédia, 
Vídeos:Youtube:
Imagens Wikipédia e Jompa

Tags:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...